sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Manifesto pelo DESIGN de Moda

Das maiores lições de vida que o meu pai me deu foi ensinar-me que o mundo é bimbo. Pode parecer pouco, sim. Mas não é. O mundo é genuinamente bimbo, foleiro, mau gosto, sem classe! E demorei a aceitar esse facto, não queria crer. Mas quanto mais me embrenho no mundo da moda mais me apercebo dessa realidade.

Para mim a moda deve fazer as pessoas felizes: é essa a sua missão. Deve deixar pessoas confortáveis física e mentalmente. As peças realmente importantes são aquelas que usamos uma e outra vez até elas caírem em pedaços! Se adoro um salto alto escultural? Sim, muito. Mas se tivesse que escolher apenas uma peça do meu armário era o camisolão de malha que roubei do armário do pai: o mais confortável, o mais versátil, o mais funcional. Nunca o salto escultural.

E quanto mais olho à minha volta mais fico frustrada: o mundo é bimbo e pouco prático. Ninguém quer saber da peça útil, do DESIGN de moda, do conforto, do prático! Não, apenas o lado artístico da moda conta. Ninguém dá valor àquele par de jeans lisos e perfeitos que vão para a guerra. Não há vivalma que se preocupe com a sweatshirt desgastada do uso ou com a T-shirt que sobreviveu ao nosso Apocalipse pessoal. E quem quer saber do lado real do Design está, claro, errado.

Aborrece-me profundamente. O Design é algo lindo e é esculturalmente difícil criar algo funcional e bonito. Manter dentro dum orçamento é tarefa de mestre. E com cada dia que me pedem que deixe de lado a funcionalidade num curso de Design e que use apenas materiais super nobres e caríssimos perco parte do entusiasmo pela área que amo. O mercado de luxo está estúpidamente cheio! E as pessoas comuns com quotidianos que precisam de soluções são esquecidas.

Porque hoje quase me apetece deixar de acreditar na área pela qual lutei. Mas não, lutarei! Porque acredito que pessoas comuns com dias (e noites) longas vão querer soluções. Porque acredito que há mercado para a minha visão. E espero não sair desiludida daqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Canaliza a tua opinião!